segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Música tem que ser sentida!

   Estava ouvindo músicas e pensei: como as pessoas conseguem gostar de uma música que não tem conteúdo, que não fala nada?
    Então continuei a pensar. Cheguei em uma conclusão. Não importa se a música tem uma letra boa ou ruim. Ou se o instrumental é uma porcaria. A música tem que passar alguma coisa. Se a música não passa nada (como muitas músicas ultimamente) acho que ela não pode ser digna de ser chamada de música.
   A música tem que transmitir alguma emoção. A prova pura que uma música não precisa ter letras, são as músicas clássicas. Elas transmitem algo. Uma emoção. Elas falam sem palavras. Apenas com os instrumentos. Pode ser desde o mais triste até mais o alegre sentimento. Pode ser os dois. Hora triste, hora alegre. Fico pensando: a pessoa que toca numa orquestra tem que ter amor pelo o que faz. Pela boa música. Tem que transmitir o que sente sem palavras.
   O mesmo provam as músicas de instrumental repetitivo. Elas não precisam de um instrumental todo elaborado tipo os de música clássica para ser música boa. Apenas tem que ter uma boa letra, uma letra que toque a pessoa que está ouvindo.
   E aqueles caras que cantam e parece que estão gritando? Eles também sabem fazer música boa. Me peguei ouvindo músicas literalmente "gritadas" nas ultimas semanas. E quando eu olhei a letra... Bem, não era ruim. Eram até melhores que eu imaginava. Vale a pena ouvir.
   Mas ainda assim tem as músicas ruins. Aquelas que não deveriam ser chamadas de música. Não vou citar nem nada, mas sabe aquelas músicas que a letra não diz nada e o instrumental é cansativo? Então. Isso não é música. Prefiro milhões de vezes uma música da época da minha mãe que pelo menos diz alguma coisa do que essas músicas. Pior de tudo? Elas fazem sucesso. Muitas pessoas não dão valor à música boa hoje em dia. Principalmente no Brasil. É uma pena isso.
   Não estou dizendo pra ouvir uma música clássica, até por quê, nem todo mundo gosta. Mas sim uma música que faça você sentir alguma coisa. Sentir. Lembrar. Qualquer coisa...! 👩

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-me o que achou, deixe seu comentário!